Como o SAP Business One ajuda o profissional de T.I.?

Insight One

Uma empresa inovadora e experiente, oferecendo o que há de melhor no mercado para ajudar no sucesso da sua empresa

18/08/2021

Leia em 7 minutos

Seguindo com os nossos conteúdos relativos às principais vantagens do SAP Business One para cada setor, hoje falamos da área de T.I., uma das peças chave na implantação e manutenção do sistema.

 

Tecnologia da Informação

Dentro de cada negócio, o “rapaz do T.I.” costuma ser mais conhecido por resolver os problemas técnicos de hardware e software que ocorrem nos computadores da equipe. Porém, o que muitos desconsideram é a importância dessa área para a preservação da saúde financeira e das operações da empresa em geral. 

Hoje, mais do que nunca, a principal preocupação dos profissionais desse setor é garantir a segurança de informações. Para isso, consideram desde as soluções de backup até as medidas e ferramentas que vão garantir a proteção dos dados contra possíveis “vazamentos”.

  • Os cargos

Hoje, o cargo mais alto dentro do setor de TI é o de CIO (Chief Information Officer) ou Diretor de TI. Esse profissional faz a conexão entre essa área e o corpo executivo da empresa. Além de atuar diretamente na estratégia da instituição fornecendo insights valiosos que não costumam ser notados por outros diretores, ele garante o planejamento de infraestrutura e administra os recursos alocados nas soluções de TI. Já existem estudos que afirmam que num futuro muito próximo, com a digitalização dos processos, os CIO’s vão se tornar chefes de operações (COO’s), pela importância que esse cargo tem nos empreendimentos.

 

profissional de ti

Agindo em conjunto com esse profissional, existem diversos outros cargos a se ocupar no setor para garantir um bom andamento dos processos. Esses cargos vão desde analistas, diretores de operações e operadores até o desenvolvedor/programador. A alocação de cada um desses fica a cargo da característica profissional e da formação de cada indivíduo.

A formação do gestor de TI costuma ser em cursos de graduação como Ciência da Computação ou cursos técnicos nessa área. Algumas certificações específicas também podem abrir portas para cargos pontuais em algumas empresas.

É importante frisar que, por estarmos vivendo na era da transformação digital, o mercado de trabalho para profissionais dessa área está bastante aquecido. Gerando assim, boas oportunidades, principalmente na parte de desenvolvimento.

Agilizando o dia a dia com SAP Business One

O potencial de otimização dos processos e integração de departamentos do SAP Business One já é conhecido, e agora com o entendimento das responsabilidades, necessidades e rotinas do setor de T.I., podemos partir para as vantagens, facilidades e funcionalidades que o sistema traz ao dia a dia dessa área.

Segurança de Dados:

Com a LGPD em vigor desde agosto do último ano (2020), muitas empresas estão correndo para regularizar os processos. Porém, estudos recentes mostram que apenas 4% das empresas brasileiras já estão adequadas a essa legislação, número extremamente preocupante quando se considera que as multas e sanções por descumprimento podem comprometer uma parte significativa do faturamento anual e até interromper as atividades da empresa.

Enquanto isso, os gestores que utilizam o SAP Business One em suas operações, dormem tranquilos à noite sabendo que podem categorizar e organizar todos os dados, principalmente os considerados sensíveis pela lei. O bloqueio, desbloqueio ou emissão de relatórios fazem parte do gerenciamento de dados oferecido pelo sistema, bem como o histórico de acesso a cada dado específico.

Essa facilidade na gestão das informações, previne as empresas das multas e sanções impostas pela nova lei. Além de otimizar o dia a dia da empresa, gerando conforto, confiabilidade e segurança nos processos.

Facilidade de Hospedagem:

Uma das grandes preocupações dos gestores da área de TI, é a necessidade de uma infraestrutura elaborada para armazenar os dados da empresa. A adoção de sistemas diferentes para gerenciar o negócio pode esbarrar na falta de compatibilidade dos bancos de dados, gerando uma complexidade desnecessária. 

Integrando os setores da empresa com o SAP Business One, essa aflição pode ser facilmente evitada. O sistema possibilita hospedagem em duas modalidades diferentes:

  • On cloud: 

A modalidade em nuvem viabiliza, para empresas que não possuem infraestrutura de TI, o acesso ao sistema via internet, economizando investimentos em hardware e garantindo todas as funcionalidades pelas quais o SAP B1 já é conhecido. Além disso, o uso da tecnologia HANA (banco de dados desenvolvido pela própria SAP) permite alcançar mais velocidade nos processos e traz o que há de mais inovador no mercado para dentro da rotina da empresa.

  • On Premise:

No caso de empresas que já possuem um esquema próprio de servidores e máquinas adequadas, a hospedagem pode ser feita localmente na modalidade On Premise. Ela favorece, principalmente, empresas localizadas em regiões com uma conexão ruim de internet.

Vale lembrar que, em qualquer modalidade, o uso do sistema é baseado numa licença mensal, cujo valor varia de acordo com a quantidade de usuários solicitados pela empresa. 

Redução de custos de TI:

Logicamente, a utilização de um único sistema de gestão na sua empresa em detrimento do uso de um para cada departamento, vai cortar grande parte dos custos de suporte e manutenção, porém, um fato que poucos sabem, é que com a implantação e utilização correta de um sistema ERP integrado como o SAP Business One, a redução de custos do setor de TI pode ultrapassar os 14%, o que garante um crescimento de lucratividade e a possibilidade de alocar esses recursos de outra forma.

Valores agregados ao negócio:

Um outro ponto que costuma passar despercebido pelos gestores do setor, é o valor que a integração de departamentos agrega para a empresa:

  • Valor de mercado:

Estudos realizados pela Universidade da Pensylvania mostram que no início da implantação de um sistema SAP, o valor de mercado de uma empresa cresce em até 6%, e esse número tende a aumentar no decorrer do projeto que, quando finalizado, gira em torno dos 13% de aumento.

  • Aumento de produtividade:

Muitas empresas ainda investem separadamente nas áreas de TI e negócios, alcançando um aumento na produtividade que gira em torno de 2%. Esse percentual de retorno (ROI) pode ser considerado muito baixo a depender do tamanho do investimento. Porém, o investimento conjunto da força tecnológica com métodos e práticas de gestão pode elevar a produtividade de um negócio a uma média de 20%. (Fonte: The McKinsey Quarterly, 2004).

 

Mobilidade:

No mundo dos negócios, a agilidade na tomada de decisões é um ponto chave para a vitalidade de uma empresa. Esse fato traz consigo uma necessidade de não depender integralmente da presença física do decisor no estabelecimento. Essa independência de localidade é uma tendência do setor de tecnologia em todos os segmentos de mercado, e costuma ser aplicada por meio de aplicativos móveis, dando liberdade e flexibilidade à rotina do gestor.

Com o SAP Business One não é diferente, o aplicativo mobile permite que as operações sejam realizadas a partir de qualquer smartphone ou tablet conectado à internet, abrindo portas e oportunidades para toda a equipe envolvida e facilitando procedimentos de autorização e aprovação.

 

Esse compilado de vantagens e facilidades que o sistema traz ao setor de TI já são realidade em mais de 10.000 empresas da América Latina. Todavia, apenas a ponta do iceberg entre todos os benefícios que podem ser aproveitados pelo usuário SAP na sua rotina de trabalho e na estratégia do seu negócio.

 

Curtiu esse artigo? Aproveite para visitar a nossa página no LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades do universo Insight One !!

TAGS:

, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

POSTS RECENTES