O que é outsourcing de TI e quais as vantagens de contratar?

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08/10/2020

Leia em 6 minutos

O outsourcing de TI é uma alternativa bastante utilizada nos dias de hoje. No caso do Brasil, onde a demanda por profissionais é maior do que a quantidade de pessoas que se formam na faculdade, ter uma equipe qualificada não só é difícil, como também bastante caro.

Para que os colaboradores consigam se dedicar mais à atividade-fim do negócio, contar com um serviço de TI especializado é fundamental. Nesse sentido, o outsourcing surge como uma excelente solução, capaz de prover diversas melhorias internas, como a otimização de processos e o aumento da eficiência e produtividade.

Continue a leitura do nosso artigo para entender melhor o que é o outsourcing de TI e os seus benefícios!

O que é outsourcing de TI?

Traduzindo para o português, outsourcing significa terceirização. Quando uma empresa deseja aumentar a sua eficiência em algum setor e não quer ter muitos custos, ela pode delegar isso a uma empresa externa.

Dessa forma, a contratante não se preocupa com os salários e os encargos trabalhistas do profissional terceirizado; tudo fica sob a responsabilidade da contratada.

Acordos de nível de serviço

Para assegurar que a empresa terceirizada cumpra com a sua responsabilidade, existem os chamados SLAs (Service Level Agreement), ou acordos de nível de serviço. É por meio desse dispositivo que ambas as partes negociam acerca de todos os serviços que devem ser prestados.

Tipos de outsourcing de TI

Basicamente, existem três tipos de outsourcing de TI, que são:

  1. onshore, praticado por empresa contratada e contratante do mesmo país;
  2. nearshore, quando as empresas não pertencem ao mesmo país. No entanto, nesse caso, ainda existe a proximidade do idioma;
  3. offshore, quando as partes envolvidas podem estar, até mesmo, em continentes diferentes e com grandes distinções de língua.

No caso do Brasil, optar pelo outsourcing nearshore e offshore pode ser bastante válido, uma vez que existe, aqui, uma grande carência por profissionais especializados.

Quando terceirizar os serviços de TI

As principais razões que fazem as empresas terceirizarem parte ou todos os seus serviços de TI são:

  • necessidade de focar na atividade-fim do negócio;
  • limitações orçamentárias;
  • falta de profissionais capacitados;
  • desenvolvimento de sites, softwares, plataformas web e aplicativos;
  • transferência de dados de um servidor físico para a nuvem.

Outra razão para terceirizar os serviços de TI diz respeito à integração de dados em uma única plataforma. Em muitas companhias, isso é decisivo na hora de promover a melhor gestão financeira, contábil e de vendas da empresa, por exemplo. Mais adiante neste texto, voltaremos a tocar nesse ponto.

Quais as principais vantagens do outsourcing de TI?

O outsourcing de TI implica em várias vantagens, visto que o seu funcionamento é por meio de SLA e que não existem barreiras geográficas para a contratação de uma empresa terceirizada. Acompanhe os seus principais benefícios!

Redução de custos

Como já foi falado, a empresa contratante não precisa se preocupar com salários e encargos de um profissional externo. Só isso já faz com que os custos reduzam bastante. Além disso, os gastos com manutenção de hardware e software também são menores, uma vez que a terceirização delega esse procedimento a profissionais especializados.

Foco no negócio

Um desafio que muitas empresas enfrentam é com relação ao tempo dedicado para a atividade-fim ou core business. Em outras palavras, os colaboradores perdem muitas horas em rotinas manuais e burocráticas. Com o outsourcing de TI, é possível automatizar diversas tarefas e fazer com que os demais profissionais da companhia tenham mais tempo para as responsabilidades de cunho mais estratégico.

Ganho de eficiência operacional

O outsourcing permite que as atividades operacionais sejam feitas com pouca ou nenhuma interrupção. Os colaboradores conseguem trabalhar mais tranquilos, não só por terem agora o foco maior na atividade-fim do negócio, mas também por conta da estabilidade e disponibilidade dos softwares e sistemas corporativos. Mesmo que algum imprevisto ocorra, isso será rapidamente solucionado pela empresa contratada.

Personalização

Quanto mais personalizado for um SLA, melhor para as necessidades da empresa contratante. Nesse sentido, é importante observar que existe a possibilidade de contratar um escopo aberto ou fechado. O primeiro vem com serviços já pré-determinados, o que pode não ser tão interessante para a companhia. Já o segundo, é mais flexível e aberto a alterações ao longo do tempo.

Tecnologia de ponta

Com a terceirização dos serviços de TI, a empresa contratante passa a estar mais inserida no contexto da transformação digital. Novas tecnologias surgem praticamente a todo instante, muitas delas baseadas em Inteligência Artificial e Internet das Coisas, por exemplo.

Com isso, ela terá grandes chances de estar em pé de igualdade com outras empresas do setor, além de promover melhores produtos e um melhor atendimento ao cliente.

Segurança da informação

A proteção e a segurança de dados é uma preocupação constante das organizações. Quando a empresa migra os seus serviços para a nuvem, por exemplo, ela passa a aumentar consideravelmente o nível de segurança das suas informações.

Alguns fatores que contribuem para isso é que a empresa contratada conta com profissionais especializados em garantir que os dados não serão acessados ou extraviados. A nuvem é, inclusive, a forma mais comum de terceirizar os serviços de TI.

Como contratar o outsourcing de TI?

Antes de investir na terceirização dos serviços de TI, deve-se avaliar as reais necessidades do negócio. Isso envolve, entre outras coisas, consultar os colaboradores, para que eles possam relatar as dificuldades e os gargalos nos processos operacionais. Além disso, é fundamental saber a reputação de mercado da empresa contratada.

Entre as ferramentas gerenciais que uma empresa pode obter por meio do outsourcing de TI podemos citar o SAP, que consiste em um sistema que integra os dados do negócio em um único lugar.

As suas principais funcionalidades são os controles de produção, de produto e de lucratividade por venda realizada, bem como a gestão de estoque mais eficiente por meio do MRP, ou Material Requirements Planning.

Como foi visto, o outsourcing de TI ajuda, entre outras coisas, a reduzir custos e elevar a eficiência operacional do negócio. Vale também enfatizar que a terceirização pode envolver empresas do mesmo país ou, até mesmo, de outros continentes, a depender da carência por profissionais especializados.

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