SAP Business One nas Indústrias

Insight One

Uma empresa inovadora e experiente, oferecendo o que há de melhor no mercado para ajudar no sucesso da sua empresa

02/06/2022

Leia em 6 minutos

Com a velocidade, cada vez maior, das transformações tecnológicas nas empresas, muitos empresários se deparam com grandes desafios de planejamento e de gestão para se encaixar às novas culturas. Visando resolver esses problemas, existem caminhos a se seguir que atingem apenas a camada mais superficial do negócio. Porém, para se adaptar ao mundo digital de fato, é necessário apostar em soluções integradas como o SAP Business One que proporcionem um impacto direto nos resultados das empresas. 

Essas mudanças na cultura organizacional e no olhar sobre as ferramentas de gestão se fazem muito presentes no setor industrial. No início de 2022, a produção industrial apresentou uma queda maior do que a esperada pelos especialistas, deixando em alerta os gestores para o dinamismo nas rotinas e a agilidade da produção.

Sabendo disso, listamos neste artigo alguns dos principais desafios das indústrias nessa transformação digital e como um sistema ERP pode auxiliar nessa transição e no controle dos processos empresariais.

Desafios Industriais

Redução / Controle de Custos:

Apesar de não ser um desafio exclusivo das indústrias, a redução e controle de custos é extremamente crucial nesse tipo de empresa. Por incrível que possa parecer, muitas indústrias não têm conhecimento dos custos de produção, de entrega, dos fornecedores com melhor custo benefício e outras informações que precisam ser bem apuradas para que sejam tomadas as melhores decisões. Esse dado se agrava ainda mais quando levamos em consideração o encarecimento da matéria-prima durante e pós pandemia que aumentou muito o custo de vida das empresas.

Investindo na implantação de um sistema ERP integrado como o SAP Business One, se torna possível controlar todos os custos fixos, variáveis e invisíveis envolvidos no processo,  enxergar a rentabilidade de cada produto e cada parceiro de negócio de forma fácil e bem apurada e ainda melhorar a gestão de entradas e saídas, reduzindo o níveis de estoque numa média de 32%. Esse controle vai possibilitar a identificação dos gastos desnecessários e a realocação desses recursos em outras funções mais rentáveis para a empresa.

Análise Preditiva

Prever o futuro pode não ser uma tarefa fácil, muita coisa pode acontecer fora do esperado. Porém, estar preparado para diversas situações é um grande passo para garantir bons resultados para o futuro de uma empresa. Programar sazonalidades, analisar cenários, projetar a necessidade de materiais e até mesmo programar um cronograma de manutenção preventiva são tarefas que, apesar de parecerem simples, requerem muito conhecimento da área e um certo nível de organização dos processos. 

Toda essa organização necessária para gerir uma indústria, pode ser viabilizada por meio de um sistema ERP integrado. Uma ferramenta como essa, vai proporcionar uma análise holística da empresa, abrangendo o planejamento estratégico e operacional com projeção de cenários e análise orçamentária, a logística de fornecimento de materiais e níveis de estoque com um módulo MRP, além da gestão e manutenção de ativos fixos com um controle preciso da rentabilidade dos equipamentos para o negócio. 

Essa gama de recursos, em conjunto com uma consultoria que tenha experiência em processos industriais, vai permitir a identificação gargalos e falhas no processo produtivo e garantir as informações necessárias para uma tomada de decisão bem embasada para o futuro da empresa.

Complexidade Tributária

Por se localizarem no país com a estrutura tributária mais complexa do mundo, as indústrias brasileiras precisam de um bom planejamento contábil e fiscal. Junto à contabilidade, seja ela interna ou externa, é muito importante estudar os regimes tributários e as classificações de NCM dos produtos para avaliar o que melhor se encaixa no planejamento da empresa.

Além disso, a entrega de obrigações fiscais, principais e acessórias, é um ponto que requer grande atenção dos gestores. Para cada segmento e cada porte de indústria, se aplicam uma série dessas obrigações que devem ser cumpridas com o objetivo de atestar a conformidade da empresa com os impostos incidentes na sua atividade.

A emissão, gestão e armazenamento dessas obrigações, podem ser feitas diretamente no SAP Business One, otimizando a rotina do setor de contabilidade, reduzindo a complexidade  e permitindo que se dê mais atenção às outras tarefas de igual ou maior importância.

Tendências

Toda a automação de processos que o SAP Business One oferece para ajudar a superar os desafios citados acima vai possibilitar que o gestor se engaje em seguir as tendências que o mercado apresenta, como por exemplo:

Qualificação de Mão de Obra

As indústrias têm tido cada vez mais dificuldade em contratar mão de obra qualificada (principalmente para a linha de frente), por isso, estão apostando em proporcionar melhores condições e oportunidades para a equipe já contratada, fazendo com que eles se interessem mais em alcançar os resultados e no crescimento da empresa como um todo.

Gestão da Cadeia de Suprimentos

Por conta da pandemia, as cadeias de suprimentos sofreram com rupturas nas relações empresariais. Buscando recuperar o tempo perdido, as indústrias têm se movimentado para encontrar soluções que garantam segurança e agilidade para todos os fluxos (produtos, informações e financeiro).

Incentivo à Sustentabilidade

Com o crescimento da preocupação mundial a respeito do futuro do meio ambiente, pensar em sustentabilidade virou uma necessidade, principalmente em indústrias com grande pegada ecológica. “Disfarçadas” sob o termo ESG” as políticas sustentáveis viraram rotina nas empresas.

 

Curtiu esse tema??  Aproveite a visita para conferir nossos outros artigos e dar uma passada na nossa página do Linkedin, é por lá você vai ficar sabendo em primeira mão sempre que postarmos mais conteúdos como esse aqui no blog!!

Vem ter um insight com a gente!!

TAGS:

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

POSTS RECENTES