SAP Business One: A importância desse sistema para PMEs

Insight One

Uma empresa inovadora e experiente, oferecendo o que há de melhor no mercado para ajudar no sucesso da sua empresa

08/03/2021

Leia em 6 minutos

O SAP Business One veio para ajudar as PMEs (pequenas e médias empresas) a aprimorarem processos e a sua gestão empresarial. Com o passar do tempo, os negócios se tornam cada vez mais informatizados. Nesse sentido, as companhias devem estar cada vez mais atentas à transformação digital, bem como às tecnologias corporativas mais recentes.

Com uma gestão bem organizada e processos otimizados, a empresa tem grandes chances de vender mais, explorar novos públicos consumidores e obter escala de mercado. O uso de um software como o SAP Business One, portanto, gera diversos ganhos para os negócios, inclusive para pequenas e médias empresas.

Ficou interessado em saber mais sobre o SAP Business One? Continue a leitura deste artigo e veja como essa solução pode trazer ganhos expressivos!

O que é o SAP Business One?

O SAP Business One é um ERP, ou seja, um sistema de gestão empresarial, que vem com toda a expertise do maior fabricante de software do mundo.

Por meio dele, as organizações de pequeno e médio porte podem fazer otimizações em diversas áreas, no intuito de resolverem gargalos de produção e outros problemas que são fontes de ineficiência. Além disso, o SAP considera como pequena ou média empresa aquela que fatura anualmente até 400 milhões de reais.

O software é composto por módulos que podem ser expandidos de acordo com as necessidades futuras do negócio. Dessa forma, os dados dos departamentos ficam centralizados em uma única plataforma, de modo a promover a integração entre eles, o que na prática se reflete em informações precisas e confiáveis que dão base para a obtenção de insights e tomadas de decisão do negócio.

Qual a importância do SAP Business One para as PMEs?

Pequenas e médias empresas, ao contrário do que se imagina, podem se beneficiar bastante do SAP Business One. Isso porque o software foi projetado exatamente para suprir as demandas dessas companhias. Com o aumento de popularidade da solução, as grandes empresas também passaram a adotar o sistema.

Quando as operações de uma empresa são de pequena ou média complexidade, é possível contratar uma solução com módulos básicos e, portanto, com uma menor curva de aprendizado. Conforme a organização vai crescendo e aumentando o número de filiais, a configuração anterior tende a não mais suprir todas as demandas.

Por isso que o SAP Business One é útil, no sentido de oferecer customização, independentemente do modelo de negócios. Isso se torna ainda mais claro quando se contrata o software hospedado na nuvem, o que envolve, entre outras coisas, a maior segurança das informações e a possibilidade de escalar o negócio de forma rápida e sustentável.

Em quais aspectos o SAP Business One ajuda as PMEs?

Agora que você entendeu porque o SAP Business One é útil para pequenas e médias empresas, confira nas subseções a seguir as principais vantagens do uso desse sistema!

Redução de custos

Com o SAP Business One, os recursos financeiros do negócio passam a ser mais bem alocados. Isso porque os gestores agora tem acesso a informações de toda a empresa de forma rápida, precisa, confiável e em tempo real.

Esse embasamento para a tomada de decisões faz com que o setor de compras, por exemplo, seja mais eficiente, uma vez que evita-se fazer aquisições equivocadas ou de produtos que estão longe de zerar no estoque.

Além disso, a empresa consegue melhorar o seu ROI, ou retorno sobre o investimento. Em poucas palavras, esse indicador aponta se os recursos que a empresa alocou foram bem-feitos ou não. Por meio do SAP Business One, portanto, é possível minimizar ou até mesmo eliminar gastos desnecessários, bem como desperdícios oriundos de processos ineficientes.

Melhor gestão de pessoas

O SAP Business One permite o melhor acompanhamento de cada colaborador. Em outras palavras, ele fornece indicadores que são úteis para medir a produtividade dos profissionais. Isso é de grande importância na hora de verificar quem está se destacando e quais colaboradores estão com um desempenho abaixo do esperado.

Para o primeiro grupo de profissionais, a empresa pode valorizá-los por meio de incentivos e bonificações, por exemplo. Já para o segundo, a companhia pode investir em treinamentos e capacitações específicas da área desses profissionais, de modo a elevar o nível de produtividade deles. Portanto, o SAP Business One pode ajudar a reduzir índices de turnover na empresa, ou a rotatividade entre os profissionais.

Eficiência operacional

Quando a empresa contrata o SAP Business One, ela deseja elevar a eficiência operacional. Isso se dá por meio da padronização de processos e da automação de rotinas. Quando as atividades manuais e repetitivas são delegadas ao software, os colaboradores passam a se concentrar naquilo que agrega valor ao negócio, o core business.

Aumento das vendas

Como foi falado, o SAP Business One auxilia o negócio a melhorar a gestão de estoque, evitando que compras desnecessárias sejam feitas. Esse fator, somado com a melhor comunicação com o setor de vendas, por exemplo, agiliza os processos de vendas, gerando uma maior satisfação ao cliente.

Esse fluxo contínuo de receitas pode ser ainda maior se a empresa adotar o módulo CRM, ou Customer Relationship Manager. Basicamente, ele é responsável por aprimorar o relacionamento da companhia com o cliente, por meio de tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial.

Quais as áreas atendidas pelo SAP Business One?

O SAP Business One abrange e integra diversas áreas de uma organização, além de ser preparado para atender empresas de diversos setores, como serviços, indústria e distribuição. Mesmo que as organizações tenham particularidades em seus modelos de negócios, existem setores que são comuns e que se beneficiam do software, a destacar:

  • financeiro;
  • vendas;
  • marketing;
  • contábil;
  • fiscal;
  • recursos humanos;
  • estoque;
  • atendimento ao cliente.

O SAP Business One ajuda as empresas a aprimorarem processos e a sua gestão empresarial. Se você está interessado em conhecer mais sobre esse software, saiba que nós, da Insight One, podemos auxiliá-lo, dando todo o suporte necessário para que a sua empresa obtenha os benefícios que foram citados aqui.

Viu como o SAP Business One pode aumentar a eficiência operacional e reduzir os custos do negócio? Entre em contato com o nosso time para mais informações sobre o software da Insight One!

TAGS:

, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

POSTS RECENTES