5 tendências para o futuro do segmento de Distribuição

Insight One

Uma empresa inovadora e experiente, oferecendo o que há de melhor no mercado para ajudar no sucesso da sua empresa

18/06/2021

Leia em 5 minutos

Com a tecnologia mundial cada vez avançando mais rapidamente, urge a necessidade das empresas buscarem se atualizar e procurar meios de acompanhar esse progresso. No ramo de distribuição não é diferente. As companhias que não investem em modernização acabam ficando obsoletas no mercado e perdem muito dinheiro com falhas em setores essenciais como controle de estoque e armazenamento, faturamento, entre tantas outras. Pensando nisso, vamos trazer hoje, 5 tendências para o futuro do segmento de distribuição, e que trazem consigo um grande potencial para o futuro que bate na porta.

Hiperconectividade

Baseando-se na aceleração dessas inovações tecnológicas, e no aumento da complexidade das conexões a nível de negócios, máquinas e indivíduos, vem à tona a necessidade de ser extremamente ágil na tomada de decisões. Essa explosão de conexões permite também o surgimento de novos insights e diferentes processos de negócio por toda a cadeia de valor que também urgem dessa agilidade.

IOT (Internet of Things)

IOT é uma sigla em inglês que significa Internet das Coisas e se refere ao controle de objetos e ambientes por meio da internet. A indústria 4.0 e a popularização do wi-fi trouxeram consigo uma grande revolução no ramo da automação, possibilitando a criação de inúmeros dispositivos inteligentes controlados remotamente como lâmpadas e tomadas com a função smart.

No dia a dia do segmento de logística e distribuição é possível sincronizar essas ferramentas com sistemas de gestão (ERP´s) que têm suporte para IOT como o SAP Business One, possibilitando a captação, em tempo real, de informações sobre todas as áreas da empresa.

Foto profissional grátis de árvores, automobilístico, automotivo
image by Markus Spisk

Essa conectividade holística na companhia, permite, por exemplo, consultar o consumo imediato de combustível de um caminhão na estrada via acesso remoto.

Veículos Inteligentes

Autônomos

Uma outra boa opção para o futuro, será o uso de veículos autônomos ou “sem motorista”. A cada dia que passa, as tecnologias automotivas dependem menos de ações físicas e presenciais do ser humano, e, com a integração de diversos recursos que controlam o veículo, em breve vai ser possível dirigí-lo remotamente ou deixar a tecnologia tomar conta da direção.

Esse tipo de alternativa tem a clara vantagem de minimizar custos operacionais e, consequentemente, alavancar os lucros.

Drones

flying black drone; 5 tendências para o futuro do segmento de Distribuição
Image by Diana Măceşanu

A tecnologia de entrega por drones já está sendo testada por empresas como a Amazon, e promete ser um grande passo no futuro para entregas mais rápidas, eficientes e com menor custo, além de serem muito mais sustentáveis.

Cibersegurança

Com a recente formulação da legislação de proteção de dados no Brasil, a adaptação da segurança empresarial se tornou uma prioridade ainda maior para os CIO´s tupiniquins. Mas não estamos falando de pessoas fortes vestidas de terno na porta da sala, e sim de softwares confiáveis e eficientes que vão garantir a segurança dos dados de todos os envolvidos no empreendimento, desde clientes e fornecedores até colaboradores internos.

5 tendências para o futuro do segmento de Distribuição
image by @cottonbro

O investimento em cibersegurança, que antes era visto como um diferencial, se tornou uma necessidade urgente para as empresas também pelo aumento de ataques e violações a servidores com grandes massas de informações armazenadas. O fornecimento de sistemas adequados a essa necessidade foi o que passou a ser um diferencial para as desenvolvedoras de software que correram para se adaptar e apresentaram em seus serviços os ajustes e melhorias necessários.

Novos modelos de negócio

Com o passar dos anos, novas formas de negócio surgiram e passaram a dominar alguns mercados específicos, como foi o caso das recentes economias colaborativas, que é um modelo pautado no compartilhamento de bens e/ou recursos negociados pelos interessados de forma que aumente a produtividade e reduza os custos.

Empresas como AirBnb, Uber, Enjoei e tantas outras, viram nesse modelo uma grande oportunidade e se tornaram grandes referências em suas áreas de atuação, fazendo com que esse modelo deixasse de ser considerado uma tendência pro futuro, e já gere, hoje, bilhões de dólares em receita anual.

O sucesso desse padrão de negócio também se deve à satisfação do usuário que faz uso e aprova a ideia. Segundo pesquisa realizada pelo SPC, 89% dos brasileiros que já experimentaram esse tipo de serviço se sentiram satisfeitos. Por isso, se torna uma alternativa muito viável para empresas de distribuição que visam reduzir seus custos e melhorar a eficiência dos processos.

Essas, e muitas outras tendências virão fortíssimas num futuro muito breve trazendo consigo um grande potencial de crescimento e novas oportunidades para as distribuidoras se modernizarem. 

Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso site e nosso perfil no Linkedin para ficar por dentro dos nossos serviços no ramo de distribuição!

TAGS:

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

POSTS RECENTES